História


HISTÓRIA DA  EEB. “WALMOR RIBEIRO"

        A história da Escola de Educação Básica “Walmor Ribeiro” é bastante antiga se considerarmos a história do surgimento da escola como instituição em nosso Distrito.
Para melhor compreendermos a história de nossa escola torna-se necessário um pouco da história do surgimento da localidade de Neu Bremen.
     Com a colonização do Município e, consequentemente, do Distrito de Dalbérgia, que na época chamava-se Neu Bremen, em homenagem aos primeiros colonizadores que aqui chegaram no início do século passado, vindos da cidade de Bremen na Alemanha, foi fundada a então Escola Alemã no ano de 1904.
    No início a escola funcionava no rancho dos imigrantes. Em 1906 foi inaugurado um prédio construído pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, onde passou a funcionar como escola durante a semana e aos domingos como igreja.
Este prédio existe até hoje e pertence à família Hoppe.
         Como a Língua Alemã era a única língua falada na Colônia Hammonia, nos primeiros tempos da coloniozação, a colônia tomou para si a tarefa de construir escolas, igrejas, contratar professores e pastores da mesma origem étnica .
       O primeiro professor da Escola Alemã de Neu Bremen foi Heinrich Jenné que atuou até 31 de maio de 1907, sendo substituído por Carl klahr. O professor alemão Luiz Dehnerdt foi quem mais tempo lecionou nesta escola. Permaneceu no cargo até 1938. Nesta escola os alunos falavam e escreviam apenas a Língua Alemã.
        As escolas alemãs eram confessionais e comunitárias, porque eram organizadas e vinculadas a uma igreja. A escola era uma necessidade não só para o aprendizado das primeiras letras, mas também como um meio de socialização e formação do educando, além de manter nas comunidades o uso cotidiano da Língua Alemã.
       Paralela à Escola Alemã, existia a escola pública, onde estudavam os alunos pertencentes às famílias que não eram de origem germânica. Não existe registro de quando foi fundada esta escola. . De acordo com moradores mais antigos aqui do Distrito, esta escola surgiu na década de 1910 aproximadamente. Há apenas registro de que no ano de 1922 tinha 23 alunos matriculados e a professora chamava-se Gerda Reuters. 
 
  A foto acima mostra uma atividade recreativa entre os alunos da Escola Pública.

           Em 1938 com a proibição da língua estrangeira no Brasil a Escola Alemã foi nacionalizada e em 1939 foi criada a Escola Estadual I e II. O professor Alfredo Emanoel Cardoso foi o primeiro professor e lecionou até 1955. Também lecionava nesta escola sua esposa, a professora Cecília Bherta Hildegard Cardoso. As aulas passaram a ser ministradas apenas em “Língua Nacional”.
         Em 2 de agosto de 1954 foi instalado o Grupo Escolar Rodrigues Alves que substitiu e agrupou das duas escolas estaduais de Nova Bremen. A escola mudou de nome e local ganhando um novo prédio que durou pouco tempo, pois um vendaval o destruiu totalmente.
Em 1955 foi construído um novo prédio e a escola passou a denominar-se Grupo Escolar “Walmor Ribeiro”.

  
          O Grupo Escolar “Walmor Ribeiro” foi instalado em 10 de março de 1955. A professora Cecília Bherta Hildegard Cardoso foi eleita diretora do Círculo de Pais e Mestres.
         Em 24 de maio de 1974, através do Decreto 574, o Grupo Escolar passou a categoria de Escola Básica, tendo início o ensino de 5ª a 8ª Série, de forma gradativa e nos anos subsequentes as demais séries.
        No dia 14 de junho de 1975 foi criado o Centro Cívico Escolar “Ana Néri” cujo o objetivo era irradiar no âmbito da comunidade escolar e local, atividades de Educação Moral e Cívica, bem como cooperar na formação ou aperfeiçoamento do caráter do educando.
         No ano de 1998, através do Decreto 3515 e do Parecer do CEE 429/98, a escola foi transformada em Colégio Estadual tendo sido autorizado a implantação do Curso de Ensino Médio de forma gradativa a partir do ano de 1999.

WALMOR RIBEIRO – PATRONO DA NOSSA ESCOLA
          Walmor Argemiro Ribeiro Branco, nasceu na Estância Pinheirinho, município de Lages, em 11de novembro de 1885. Foi o primeiro médico nascido no município de Lages. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
             Foi estancieiro, tendo sido dono da Estância Pinheirinho, herdada de seu pai, para onde trouxe o primeiro gado Hereford que chegou ao planalto lageano.
        O Dr. Walmor Ribeiro teve vida pública bastante destacada, tendo sido eleito Conselheiro Municipal, Prefeito de Lages, Deputado Estadual, Vice-presidente e Presidente interino do Estado de Santa Catarina.
             Faleceu em New York, EUA, em 02 de agosto de 1952, deixando viúva D. Honorina Vieira da Costa Ribeiro e um filho, o Dr. Affonso Ribeiro Neto.

Organização: Professor Ademar Vicente.

Um comentário:

  1. Interessante que não ha menção do Sr. professor José Honório Trentini.

    ResponderExcluir

Redes Sociais

Nossa Página no FacebookAcesse nosso Facebook Acompanhe nosso Twitter Visite nosso Canal do Youtube